Obviamente o título do artigo é uma provocação. Mas você já parou para avaliar com sinceridade o custo benefício de anunciar o seu negócio em mídias tradicionais offline (rádio, outdoor, televisão, jornal, revista, panfletos, etc)??

A internet oferece várias opções de mídias online que podem gerar tanto ou mais resultado para o seu negócio se comparadas às mídias offline, normalmente com um investimento muito abaixo do que você está acostumado, com uma série de vantagens inerentes a essas mídias.

Continue lendo o artigo e vou te mostrar alguns motivos para você reduzir seus investimentos em mídias tradicionais e destinar mais recursos para divulgação dos seus serviços/produtos por meio da internet e das mídias online.

Marketing de busca mídias

Existem algumas variáveis principais relacionadas à mídia de divulgação que precisam ser consideradas quando se estrutura uma campanha, seja ela online ou offline, visando ampliar a cartela de clientes, aumentar o número de vendas ou ainda disseminar e fortalecer a marca da empresa. São elas:

1) alcance/audiência: qual a quantidade de pessoas que a mídia tem potencial de atingir?

2) segmentação: qual a capacidade de segmentação do público que a mídia oferece, ou seja, a mídia consegue isolar e atingir de maneira cirúrgica e precisa as pessoas que se encaixam no perfil do público alvo (potencial consumidor) da empresa?

3) custo/investimento: qual o capital necessário para se investir em determinada mídia?

4) mensuração de resultados: a mídia oferece ferramentas/maneiras para mensurar de forma eficiente os resultados gerados pelas campanhas publicitárias?

Tendo por base essas quatro variáveis, podemos projetar a alguns cenários potenciais de investimento:

A) você pode investir uma quantidade pequena de dinheiro em uma mídia com pouca segmentação, que irá atingir um público pequeno ou médio (no qual estará incluso o público potencial consumidor da sua empresa), mas sem muito impacto (pois o baixo investimento te dará acesso a apenas um pequeno espaço de divulgação), muito provavelmente não conseguindo gerar no fim das contas um retorno positivo sobre o investimento feito – mas você não terá certeza disso, pois não há sequer ferramentas para mensurar com uma mínima eficiência os resultados finais gerados pela campanha.

B) você pode investir um caminhão de dinheiro em uma mídia com pouca segmentação, mas que irá atingir um público muito grande (no qual estará incluso o público potencial consumidor da sua empresa), com um impacto um pouco mais satisfatório (pois o alto investimento te dará acesso a uma janela de maior destaque na divulgação), obtendo talvez assim algum retorno positivo sobre o investimento feito – mas que você nunca terá certeza quanto a esse resultado, pois não há sequer ferramentas para mensurar com uma mínima eficiência o retorno gerado pela campanha.

C) você pode investir uma quantidade pequena de dinheiro em uma mídia que possibilite uma segmentação precisa do seu público alvo, impactando um número razoável de pessoas e tendo a garantia de que a maior parte dessas pessoas atingidas pela sua publicidade são potenciais consumidoras do seu produto/serviço, obtendo assim certamente um retorno médio ou grande graças a isso, com um investimento muito menor – ou seja, ótimo custo benefício –, podendo confirmar esse retorno graças a existência de ferramentas eficientes de mensuração de resultados.

D) você pode investir um caminhão de dinheiro em uma mídia que possibilite uma segmentação precisa do seu público alvo, impactando uma grande quantidade de pessoas e tendo a garantia de que a maior parte dessas pessoas atingidas pela sua publicidade são potenciais consumidoras do seu produto/serviço, obtendo certamente um retorno muito maior graças a isso, com um investimento pequeno – ou seja, excelente custo benefício –, podendo confirmar esse grande retorno graças a existência de ferramentas eficientes de mensuração de resultados.

Qual (ou Quais) desses cenários de investimento parece mais interessante e sensato de um empresário buscar quando for criar uma campanha publicitária para sua empresa?

E se eu te dissesse que as opções “A” e “B” condizem com a realidade lógica das mídias tradicionais offline. E as opções “C” e “D” correspondem às possibilidades lógicas das mídias online.

Vejamos no quadro abaixo uma comparação simples entre algumas mídias offline e algumas mídias online no que tange as variáveis destacadas anteriormente. Considere as seguintes escalas:

Muito Baixo – Baixo – Médio – Alto – Muito Alto

Péssimo – Ruim – Bom – Ótimo – Excelente

tabela

Essa comparação não deixa muitas dúvidas a respeito de quais mídias tendem a ser um investimento mais sensato a se fazer. Obviamente que outras variáveis devem ser consideradas no processo de decisão, principalmente os objetivos que a empresa quer alcançar com a campanha que será realizada. Porém, não restam dúvidas que as mídias online possuem um custo benefício aparente muito melhor se comparadas às mídias tradicionais offline no que tange essas variáveis de grande importância: alcance/audiência, segmentação, custo/investimento e mensuração de resultados.

Você não necessariamente deve deixar de investir em mídias tradicionais offline, até por que dependendo do nicho de atuação da sua empresa, uma grande parcela do público-alvo ainda não se encontra online/na internet. Porém você precisa se preocupar em ser mais racional e eficiente nos investimentos e buscar recorrer a mídias que ofereçam uma segmentação mais precisa, com ferramentas mais contundentes para mensuração dos resultados. E como demonstrado nesse artigo, as mídias online são as que atendem a essas duas variáveis com maior plenitude.

Analisando com cuidado – racionalmente – todas essas variáveis antes de idealizar uma campanha publicitária de sua empresa para ser divulgada em alguma mídia específica, você poderá reduzir muito os custos com propaganda, enquanto poderá obter um retorno ainda mais positivo e com um custo benefício muito mais satisfatório.

Santa Maria/RS, 2016