Links Patrocinados: se você alguma vez na vida já realizou qualquer pesquisa em alguma ferramenta de busca da internet, você muito provavelmente já se deparou com eles. Os Links Patrocinados são hoje uma das formas mais fáceis, baratas e contundentes de divulgar negócios, empresas e serviços por meio da internet e também um dos principais responsáveis pelo sucesso de uma das maiores empresas do mundo: a Google.

Um dos principais hábitos de navegação dos usuários de internet diz respeito à utilização dos mecanismos de busca para realizar pesquisas e buscar informações sobre produtos/serviços e empresas. Mais de 90% dos adultos e jovens com acesso à internet usam habitualmente as ferramentas de busca (em nível mundial), sendo o Google o buscador mais importante e o mais utilizado no Brasil e no mundo – no Brasil, ele se mantém como líder isolado do segmento, sendo responsável por 96,3% das buscas realizadas por usuários na internet.

“São realizadas cerca de 35 mil pesquisas por segundo no Google, apenas no Brasil.”

A figura abaixo apresenta o exemplo de uma página de resultados do Google para a busca “imobiliária santa maria” (uma busca comum, que qualquer pessoa que estivesse buscando por um imóvel ou por serviços imobiliários na cidade de Santa Maria poderia vir a fazer no Google):

SERP imobiliaria Santa Maria

Pode-se observar por meio da imagem acima que a busca em questão apresenta dois tipos de resultados: os patrocinados (no topo, indicados por um aviso de “Anúncio”) e os orgânicos (abaixo).

Os resultados orgânicos são compostos por sites que galgaram posições na página de resultados do Google de forma natural, com o passar do tempo, por que atendem a uma série de variáveis consideradas pelo algoritmo do Google para definir quais sites ficarão em quais posições; enquanto os resultados patrocinados são compostos de sites que estão nessas posições por que pagaram ao Google para serem colocados ali, por meio de sua plataforma de gerenciamento de Links Patrocinados chamada Google AdWords.

De acordo com as estatísticas, os resultados orgânicos ainda são os mais valorizados pelos usuários dos mecanismos de busca, que tendem a considerá-los mais relevantes e com maior credibilidade do que os resultados patrocinados (ou seja, os resultados orgânicos ainda hoje acabam recebendo a maior parte do tráfego das milhões de pessoas que realizam pesquisas diariamente no Google). Por isso, além de investir em Links Patrocinados para divulgação de sua empresa na internet, é muito importante que se invista na otimização do site da empresa para que ele fique em destaque também nos resultados orgânicos – e para tal, a empresa invariavelmente precisa investir em SEO (abordo esse tema em maiores detalhes no seguinte artigo do meu blog: SEO – Otimização de sites para buscadores).

Links Patrocinados - Google AdWords

Apesar de os resultados orgânicos serem os preferidos pelo público usuário do Google, uma enorme quantidade de pessoas ainda estão sujeitas a clicar nos anúncios e conhecer o que as empresas anunciantes têm a oferecer para sanar as necessidades relatadas na busca feita. Assim sendo, quando na mão de profissionais gabaritados os Links Patrocinados são capazes de gerar resultados bastante expressivos e consistentes para qualquer negócio ou empresa, com um investimento baixo e ótimo custo benefício (ainda mais se comparado aos investimentos necessários para anunciar em mídias tradicionais offline), possibilitando um alto poder de segmentação (direcionando anúncios apenas para o público potencial consumidor, que já possui algum tipo de interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa que está anunciando), viabilizando retornos consistentes ainda no curto prazo e possibilitando um monitoramento e geração de estimativas de resultados bastante eficientes e realistas.

O papel do profissional em Links Patrocinados é estruturar as campanhas e os anúncios que serão divulgados no Google de forma a passar credibilidade e torná-los atrativos a ponto de fazer com que parcela do público que esteja realizando buscas seja incitada a ignorar os resultados orgânicos e a optar por clicar nesses anúncios patrocinados, a fim de conhecer melhor a empresa que está anunciando e verificar o que esta pode oferecer para sanar suas necessidades.

Por conta de todos esses motivos, torna-se extremamente relevante que as empresas que queiram possuir uma presença consistente na internet invistam em Links Patrocinados visando fortalecer e disseminar sua marca, bem como anunciar seus produtos e serviços, angariar novos clientes e, obviamente, aumentar suas vendas e seu faturamento.

Google AdWords

O Google AdWords é a plataforma de Links Patrocinados mais conhecida e difundida na internet, disponibilizada pelo Google para criação e gerenciamento de campanhas de Links Patrocinados em seu mecanismo de busca.

Links Patrocinados Marketing de Busca

Essa ferramenta desenvolvida pelo Google possui o intuito de disponibilizar um espaço em destaque nas páginas de resultados de buscas para anunciantes que desejam expor seus produtos e serviços e divulgar sua marca para uma infinidade de potenciais clientes que fazem pesquisas diariamente no buscador do Google.

Todos os dias, milhões de pessoas realizam buscas e navegam em sites na internet e o Google AdWords é a ferramenta perfeita para atingir a fatia relevante dessas pessoas que podem ter interesse nos produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Um canal de divulgação em larga escala como este desenvolvido pelo Google deveria, segundo a lógica, ter um alto custo de implementação e manutenção; porém, isto não ocorre com o Google AdWords. Anunciantes que possuem um baixo orçamento disponível para publicidade, contemplam no Google AdWords a oportunidade ideal para divulgar seus produtos e serviços. Nos Links Patrocinados é possível determinar quanto você está disposto a gastar por dia, sem a existência de um compromisso com gasto mínimo. Este sistema é baseado principalmente no chamado CPC (Custo Por Clique). O CPC permite ao anunciante pagar uma determinada importância previamente estipulada somente quando o usuário clica em seu anúncio. Provavelmente esta é a maneira mais justa de se fazer publicidade, especialmente pelo fato de que o usuário que realizou a pesquisa e clicou no anúncio da empresa já possui certa inclinação à compra ou, no mínimo, já possui algum interesse prévio no que aquela empresa está oferecendo (podendo vir a realizar uma compra no futuro).

Os Links Patrocinados podem servir para impulsionar desde negócios de abrangência nacional até pequenos negócios estritamente regionais – em cidades específicas ou até em bairros específicos. A ferramenta de Links Patrocinado do Google foi concebida não só para divulgar e impulsionar negócios digitais e/ou online, mas também negócios e empresas físicas, completamente offline (no qual o serviço ou produto oferecido não tem relação alguma com o ambiente online). Assim sendo, tanto e-commercers e lojas online de atuação nacional podem utilizar e se beneficiar das possibilidades de divulgação oferecidas pelo Google AdWords, quanto pequenos negócios estritamente regionais e offline (desde pequenas padarias, mecânicos, cabeleireiros de bairro; passando por toda a gama de profissionais autônomos, advogados, dentistas, psicólogos, chaveiros…; até grandes redes varejistas, clínicas médicas, agências, escritórios, etc).

O Google AdWords possibilita desde a criação de campanhas publicitárias com objetivos mais amplos, tais como disseminar e expor a marca de sua empresa para o máximo de pessoas possíveis na internet; até campanhas com objetivos bem específicos, tais como: incentivar que o seu público alvo compre um produto ou serviço específico de você, vá até a sua loja física, faça uma ligação para sua empresa, baixe um aplicativo da sua organização, preencha uma pesquisa ou um formulário específico, gere um lead, etc. Toda essa flexibilidade de personalização de campanhas e todas as infinitas possibilidades de objetivos e resultados que pode-se gerar a partir do Google AdWords é um dos principais motivos pelos quais essa é uma das principais (quiçá a principal!) ferramentas de divulgação de negócios da internet.

Veja abaixo um rápido vídeo detalhando um pouco mais o funcionamento e as possibilidades do Google AdWords:

Santa Maria/RS, 2016